topo

Notícias - Gerais

Atual estágio da Luta dos Executivos Públicos

16/09/2019

I - Introdução

Este ano de 2019, o qual já estamos no último quadrimestre, mostrou uma enorme e infrutífera luta dos Executivos Públicos, contra os desmandos do Estado, que teima em não nos proporcionar o mínimo de atenção e respeito. Como todos sabemos, todas as categorias profissionais têm seus salários repostos pela inflação do período anterior, algumas categorias recebem ainda aumentos por produtividade ou lucratividade. Já, a nossa carreira, assim como parte dos funcionários públicos, sequer recebe a reposição, o que transforma nossos salários em mera renda de subsistência.

Com uma década sem reposição, com somente uma majoração salarial de 3,5% no ano de 2018, e assim mesmo por ser ano eleitoral.

A política salarial do Governo do Estado, somente aquinhoa os cargos de dirigentes superiores, que normalmente recebem por empresas, autarquias e fundações que contam com o dissidio coletivo, ou ainda fazem parte de conselhos de estatais, aumentando, portanto, a renda real desses dirigentes. Quanto ao funcionalismo, que é o que realmente faz a máquina funcionar, resta-lhe o ostracismo da última década.

Assim, o atual Governo, já em campanha eleitoral, prometia aos funcionários em geral nos devolver um mínimo de dignidade salarial. Lembramos que a carreira do Executivo Público, sucessor da carreira do Agente do Serviço Civil é composta em seus quadros de profissionais de nível superior, alguns mestrados e outro doutorados em carreiras tais como, Engenheiros, Administradores, Médicos, Veterinários, Economistas, Biólogos, etc. que na carreira pública ocuparam ou ocupam nível de direção, com um salário, a nível de mercado, inferior a qualquer atividade de nível médio da iniciativa privada, ou mesmo de condomínios e da economia informal.

II - Nossa Luta

Aproveitando, portanto, as promessas do atual Governo, propôs-se esta Associação, juntamente com o nosso Sindicato a buscar a revitalização e a volta à dignidade da carreira do Executivo Público.

II.1- Solicitação de Audiência
Em 23/05/2019 nossa Associação e nosso Sindicato solicitaram audiência à S.Excia. o MD. Governador do Estado, Dr. João Dória.

II.2- Marcada Audiência
Em 12/06/2019 foi marcada audiência a ser realizada em 18/06/2019 com o Sr. Secretário da Casa Civil, Dr. Antônio Carlos Malufe, no Palácio dos Bandeirantes.

II.3- Audiência
Em 18/06/2019 fomos recebidos condignamente pelo Sr. Chefe da Casa Civil, Dr. Antônio Carlos Malufe, o qual após profícua explanação, e de maneira objetiva nos mostrou a atual posição do Estado, e não fazendo falsas promessas, recebeu de nossa parte duas propostas de aperfeiçoamento e renovação de nossa carreira. Os Executivos presentes foram:

Celso Marchi – Presidente da AEPESP

Dárcio Mendonça Falcão – Presidente do Sindexecutivo

Jorge Matos – Conselheiro e Autor das Propostas

II.4- Oficio A.005/2019 de 14/08/2019, encaminhado ao Dr. Antônio Carlos Malufe procurando saber do estágio de aproveitamento das propostas anteriormente entregues.

 II.5- Ofício A.006/2019 de 04/09/2019, reitera solicitação anterior quanto ao aproveitamento das propostas já em mãos do Governo.

 II.6- Propostas em anexo. 
Proposta 1
Proposta 2

 

Celso Marchi
Presidente da AEPESP


Veja outras publicações